Presidente da EUBrasil visita Brasília

“Foi e ainda é um período muito difícil para a Europa e para o Brasil. As relações entre as duas áreas esfriaram. Crises políticas, econômicas e sociais somaram-se a mudanças profundas dos mercados e à globalização da internet. Hoje temos um cenário completamente diferente e esta realidade obriga-nos a reconsiderar a parceria entre a Europa e o Brasil. Precisamos de uma nova agenda, e também – sobretudo neste momento – de uma presença brasileira mais ativa na Europa, particularmente do setor privado”.

É com estas pautas que Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil, visitará Brasília para encontrar-se com stakeholders chaves brasileiros e reforçar dessa forma a parceria privada entre a Europa e o Brasil.

“O setor digital, a 5G, a Indústria 4.0, o e-comércio, as “cidades inteligentes”, as empresas startup de alta tecnologia devem fazer parte do núcleo central de uma nova estratégia comum entre a Europa e o Brasil”, afirma Gambardella.

“A saída da Grã-Bretanha abre um período de profunda redefinição dos fundamentos políticos e econômicos da integração européia, e abre caminho para novas iniciativas para relançar o crescimento no Velho Continente e reforçar suas relações com o resto do mundo. O Brasil por sua parte, está em plena definição de seu futuro modelo econômico. Chegou a hora de aproveitar essa “janela de oportunidade” e trabalhar para estabelecer um verdadeiro plano de cooperação estratégico entre a Europa e o Brasil com vistas a vencer os novos desafios que autoridades políticas e setor privado das duas partes têm de enfrentar”, aponta Alfredo Valladão, presidente do Conselho Consultivo da EUBrasil.

A associação EUBrasil, da qual fazem parte quase 40 membros do Parlamento Europeu e do Congresso Nacional brasileiro, é a única plataforma privada euro-brasileira criada para o desenvolvimento das relações econômicas entre a Europa e o Brasil.