Relações da UE com o Brasil ganham importância com criação de Delegação pelo Parlamento Europeu, diz EUBrasil

Em decisão oficial, o Parlamento Europeu (PE) criou na quarta-feira 12 de março a Delegação para as Relações com o Brasil.  Na América Latina, apenas México e Chile tinham delegação exclusiva do PE; os demais países são  tratados por blocos.

No mesmo dia, o PE extinguiu a Delegação para as Relações com os Países do Mercosul (DMER), criando a Delegação para as Relações com o Mercosul.

Para o presidente da EUBrasil, Luigi Gambardella, não se trata apenas de uma mudança cosmética. Há diferenças na prática. O Parlamento Europeu passa a relacionar-se apenas com o Brasil em nível bilateral e bloco a bloco com o  Mercosul. “Isso mostra a importância que está sendo atribuída ao país”, disse.

“Essa decisão mostra não só a prioridade que os parlamentares europeus atribuem à parceria estratégica bilateral com o Brasil, como também que os outros países membros do Mercosul são agora considerados somente como um bloco de aliados do Brasil”, analisa o Professor Alfredo Valladão, presidente de Conselho Consultivo da EUBrasil.

Começam já as movimentações para a composição da Delegação para o Brasil, porém a situação ficará mais clara no início da próxima legislatura do PE, que será em julho de 2014. A contar com ritmo burocrático-político; a constituição das delegações leva um certo tempo e provavelmente a “D-BR” não estará operacional antes de outubro.

Sobre a EUBrasil: Baseada em Bruxelas, a Associação EUBrasil é a maior plataforma privada de networking na Europa dedicada a reforçar o intercâmbio econômico entre o Brasil e a União Europeia. Reúne empresas, lideranças empresariais, formadores de opinião, think-thanks e acadêmicos brasileiros e europeus, bem como membros do Congresso Nacional e do Parlamento Europeu, que estejam diretamente envolvidos no processo de tomada de decisões dentro da parceria estratégica UE-Brasil.

Para mais informações, escreva para: eubrasil@eubrasil.eu